Projetos e Pesquisas

A FASUL EDUCACIONAL, expressa em seu Projeto Pedagógico Institucional, estar comprometida em contribuir para o desenvolvimento sustentável, baseada nos princípios acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão.
Nessa perspectiva, a política de ensino da FASUL EDUCACIONAL confere os caminhos para o autoaprendizado em que o aluno e professores são sujeitos do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido, visando um ensino que forme a disposição investigativa e a produção de novos saberes. Entende-se que a autonomia intelectual se caracteriza pela iniciativa ao estímulo da análise crítica da realidade em todos os setores do saber. O fazer educação deve ser pensado a partir da construção da ciência, essencialmente ao se tratar da educação superior, pois o que sustenta o ensino superior é a ideia de que, professores e alunos se encarreguem de recolher, organizar, transmitir e criar, seja descobrindo ou inventando, a ciência do homem.
A ciência, tratada como a expressão máxima da capacidade racional do homem, ao tratar os fenômenos, caracteriza-se como um conhecimento racional metódico, resultante da investigação sistematizada da realidade e das relações entre as coisas do mundo e do homem com o mundo.
Nesse sentido, o Programa de Pesquisa Institucional foi criado a partir da autorização do curso e se apresenta como a expressão da reflexão e da experiência do pensar, essenciais na construção do conhecimento da realidade e dos saberes, com o objetivo de incentivar professores pesquisadores, vinculados à instituição, à produção científica, bem como a envolver os alunos no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa visando conhecer a realidade local e contribuir ao desenvolvimento sustentável da Região Sul do Estado de Minas Gerais.

Objetivo Geral

• Incentivar alunos de graduação e pós-graduação à descoberta científica da realidade, a partir das Linhas de Pesquisa Institucional da FASUL EDUCACIONAL, tendo em vista inserir a comunidade acadêmica na produção científica institucional.

Objetivos Específicos

• Estimular professores pesquisadores a engajar alunos de graduação no processo de investigação, otimizando a capacidade de orientação e pesquisa na Instituição e de interesse da comunidade;
• Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais de pesquisadores entre alunos de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisa, objetivando, especialmente, iniciar o acadêmico no domínio do método científico;
• Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador ou grupo de pesquisa qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
• Aprimorar o processo formativo dos profissionais para o setor produtivo;
• Estimular o corpo docente a estabelecer proposta de pesquisa multidisciplinar, visando o enriquecimento dos conteúdos;
• Incentivar a produção científica na área do conhecimento específico e a publicação dos resultados em revistas especializadas;
• Fortalecer a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Caracterização do Programa de Iniciação Científica

O programa de Iniciação Científica da FASUL EDUCACIONAL se caracteriza pela participação dos alunos de graduação e pós-graduação em projetos de pesquisa sob a orientação de um professor pesquisador devidamente qualificado.
Os alunos de Iniciação Científica poderão estar integrados, em projetos de pesquisa com fomento externo, em projetos de pós-graduação em nível stricto sensu – mestrado e doutorado - de professores da FASUL EDUCACIONAL, bem como em projetos multidisciplinares de diversas áreas do conhecimento.

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do Programa de Iniciação Científica da FASUL EDUCACIONAL estão em consonância com as linhas de pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela IES e com o Programa de Extensão Institucional.
Entende-se que o incentivo à Pesquisa Institucional é um processo de parceria contínuo e de interesse comum a toda a comunidade acadêmica, que deseja fazer da FASUL EDUCACIONAL uma Instituição de Ensino Superior de excelência. Sob esse olhar e em consonância com as diretrizes do Programa de Extensão Institucional, o Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da FASUL EDUCACIONAL insiste na articulação do ensino com a pesquisa e as demandas da sociedade, em todos os níveis; no estabelecimento de mecanismos de integração entre o saber acadêmico e o saber popular (realidade e interação teoria e prática); na democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da sociedade na vida da FASUL EDUCACIONAL, além de incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política, formando profissionais cidadãos, preparados para o desenvolvimento regional, econômico, social e cultural do cenário multi cultural.
Para o alcance desse enlace institucional entre Políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão com as pretensões das Políticas de Gestão, para os próximos cinco anos, alguns desafios deverão ser vencidos a começar pela necessidade de se estimular atividades cujo desenvolvimento implique no estabelecimento de relações multi/inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da FASUL EDUCACIONAL e da sociedade civil organizada; consolidação/Inserção da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, como componentes das atividades de ensino, pesquisa e extensão; recolhimento/seleção de contribuições para reformulações nas concepções e práticas curriculares e, finalmente, reformulação do conceito de “sala de aula”, que deixa de ser o lugar privilegiado para o ato de aprender, adquirindo uma estrutura ágil e dinâmica, caracterizada pela interação recíproca de professores, alunos e sociedade, ocorrendo em qualquer espaço e momento, dentro e fora dos muros da FASUL EDUCACIONAL.
Em 2017 a FASUL EDUCACIONAL lançou a primeira edição da Revista Eletrônica, intitulada como: MULTICULTURA Revista Eletrônica.
As edições do periódico científico da FASUL EDUCACIONAL, além de disseminar o conhecimento produzido, representa um importante fórum de discussão aprofundada de resultados das atividades de pesquisas realizadas, assim como um meio de reconhecimento formal de trabalhos científicos de qualidade produzidos pela comunidade acadêmica.

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